Mudança de Carreira

Mudança de Carreira

Mudança de Carreira 600 360 AutoGestão

Antes de falar de mudança de carreira, é importante definir o que é carreira profissional. Carreira profissional é o caminho que alguém opta para atingir seus objetivos, e também envolve o histórico profissional e o famoso CHA (conhecimento, habilidades e atitudes). E diferentemente do passado, está muito mais em poder da pessoa do que da empresa. A essa responsabilização do indivíduo por sua carreira, dá-se o nome de protagonismo.

Devido a velocidade de inovações e possibilidades que surgem, a carreira profissional não pode mais ser vista como algo pontual e imutável como costumava a ser na geração de nossos pais.

É necessária uma nova forma de abordagem de carreira, visto que a percepção de valores e expectativas de futuro de cada pessoa mudam com o tempo. Algumas pessoas decidiram seu caminho profissional muito jovens, e com a maturidade podem despertar o interesse por outras áreas. O mercado de trabalho também muda, muitas vezes se torna volátil ou incerto. A cada dia surgem novas possibilidades de trabalho e novas profissões em função da tecnologia. O autoconhecimento é fundamental para a descoberta de habilidades, pontos fortes, inspirações e aspirações para escolha da carreira.

Neste contexto, cabe citar duas novas correntes teóricas em relação a carreiras: Uma é denominada de Carreira Proteana, cujo nome que deriva do Deus grego Proteu que era conhecido por sua habilidade em mudar de forma. A outra, é a Carreira Sem Fronteiras, que se refere a uma maior mobilidade física e psicológica (não depender exclusivamente de uma estrutura).

A escolha de novos caminhos profissionais deve levar em conta estas duas novas abordagens, que significam que as pessoas podem trabalhar onde estiverem e na hora em que quiserem (Sem Fronteiras), e que podem mudar de atividade ou ainda se envolver com mais de uma atividade quando sentir vontade (Carreira Proteana). Esta segunda abordagem é caracterizada também por uma necessidade maior de sucesso psicológico do que hierárquico, sendo a empregabilidade mais importante que a manutenção do emprego e o desenvolvimento pessoal e o aprendizado requerimentos importantes.

A velocidade da inovação de conhecimentos aliada ao desenvolvimento de novas tecnologias tem trazido muitas possibilidades de novas atividades profissionais. Uma profissão daqui a dez anos pode ainda não ter sido criada, ou, melhor ainda, está a espera de ser criada. Isso faz com que o protagonismo seja um fator decisório. Uma vez que o indivíduo assume a responsabilidade sobre sua carreira, se capacita melhor, torna-se mais engajado e com maior afinidade pela tarefa, portanto com maiores chances de sucesso profissional.

Outro ponto importante a ser levantado é a elevação da expectativa de vida e a perspectiva de sentimento de utilidade em idades mais avançadas. Muitas pessoas consideram permanecer exercendo em algum tipo de atividade após o período de aposentadoria formal. A longevidade e esta forma de enxergar o horizonte de vida profissional requerem uma nova forma de pensar e planejar carreiras mais longas, que podem sofrer diversas alterações ao longo da vida profissional.

Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas, já mais maduras e com a vida mais estabilizada, se sentem desafiadas a procurar mudanças. Estas mudanças decorrem de uma saturação em relação a atividade que exercia ou pela busca de algo que traga uma motivação maior. Isso em alguns casos é chamado de crise da meia idade, onde reflexões como “O que farei no resto da minha vida?” trazem a necessidade de mudanças. Aqui ainda pode ser levantado a busca por uma melhor qualidade de vida. Uma vez que se trabalhará por mais tempo, este deve apresentar uma melhor qualidade ou ainda uma redução na jornada de trabalho.

Para as pessoas que necessitam de mais espaço e liberdade ou de responsabilização por suas próprias carreiras existe a possibilidade de seguir uma Carreira Sem Fronteira, que propicia um maior desenvolvimento e empreendedorismo e a fatores externos como network, disponibilização de recursos tecnológicos em todos os lugares do planeta. Hoje, é muito comum as pessoas trabalharem em qualquer lugar que possua rede Wi-Fii-fi. O conceito de Carreira Sem Fronteiras também traz vantagens para as organizações, na medida em que promove a troca de conhecimento entre áreas e mantém o conhecimento dentro da empresa.

Uma mudança de carreira pode se dar sem trocar de trabalho. Ela pode vir de mudanças na forma de encarar o trabalho e na proposição de novas formas de trabalho utilizando a Carreira Sem Fronteias ou mesmo a Carreira Proteana. Muitas empresas já estão abertas a inovações partidas de seus colaboradores. Existe uma maior aceitação em flexibilização de horários e job rotation por parte das organizações.

Uma mudança pode ser mais radical ou mais superficial, mas de qualquer forma ela irá impactar todos os outros aspectos da vida, principalmente o familiar, seja pela mudança de atitudes, ou pela mudança de poder aquisitivo.

Mesmo com o apoio da família, o processo ainda pode ser doloroso, pois se trata de mudança de identidade. É comum surgirem dúvidas do tipo “Isso vale a pena?”. Uma avaliação profunda precisa ser feita, e pode ser facilitada pela presença de um coach de carreira que apoiará o processo tornando-o mais prazeroso. Mas que as mudanças geram desconforto isso é uma certeza. Sem ela continuaremos dentro da nossa caixinha escura, quentinha e apertada, chamada Zona de Conforto. Uma oportunidade de mudança por si só, fará com que a caixinha seja vista como pequena e que o mundo pode até ser mais frio, mas que ensina muito mais, é muito mais bonito e que apesar das dificuldades, o tornará mais forte e maior.

Para realizar uma transição de carreira é preciso avaliar no histórico profissional, que tipo de atividade é mais estimulante para o indivíduo, e o que tem mais afinidade com seus pontos fortes e habilidades, realizar um levantamento de atividades que existem atualmente ou ainda que podem ser inventadas (este muito característico de pessoas inovadoras), avaliar como as atividades foco são exercidas na prática, e finalmente gerar um plano de ação das atividades que são necessárias para realizar a mudança de carreira.

Herminia Ibarra em seu livro Identidade de Carreira, relata que para uma mudança bem sucedida, o saber é fundamental e aqui entra o autoconhecimento, porém que mudança de carreira não segue o senso comum. Descobrimos quem somos na prática e não na teoria, isso não quer dizer que o planejamento deixa de existir, muito pelo contrário, ele é ainda mais importante, pois será utilizado em cada etapa de forma a gerar o melhor resultado com o menor dano e a melhor qualidade, isto é, fazer. E finalmente é preciso agir .

A questão é: Você está pronto para assumir uma nova identidade a partir de uma nova forma de encarar sua carreira?