O que nos espera?

O que nos espera?

O que nos espera? 704 423 Cr Comunicação

Hoje, após aproximadamente três semanas do início do isolamento, podemos dizer que boa parte da população está adaptada a nova rotina. Algumas emoções estão menos intensas. Não estou dizendo que está fácil. Ainda nos sentimos isolados, às vezes tristes, sem energia ou melancólicos.

Como no relato anterior, volto a citar o paralelo com os sentimentos de pessoas na guerra. Para trazer um pouco de embasamento cito o livro: “Em busca de sentido”, de Victor Frankl. Nesse livro, o autor, que foi prisioneiro de guerra em campos de concentração, faz um relato da sua experiência e do que observou no comportamento das demais pessoas com as quais conviveu durante o período.

Nesse livro ele divide a experiência em três partes: 

1.    Enfrentar o desconhecido. O primeiro impacto de chegar ao campo de concentração e se deparar com os horrores que serão enfrentados. Aqui foi o momento em que estávamos assustados e fantasiando os horrores que iriam acontecer. Essa etapa já foi superada por muitos de nós.

2.    A adaptação ao meio.  Por pior que ele possa ser, o ser humano é extremamente adaptável. Um paralelo ao que estamos vivendo agora. O questionamento que faço é: Como você está adaptado a este cenário? Como esta sua rotina? Quais seus planos para este momento? O que você está fazendo para tirar o maior proveito deste momento? E como está gerenciando as suas emoções. Como você tem regulado a sua energia para continuar mantendo uma rotina saudável para o seu corpo, a sua mente e o seu espírito. Nesse link você pode encontrar vídeos, textos, cursos que podem lhe ajudar a trabalhar esses pontos.  Um deles é o do Pedro Calabrez: “Como Enfrentar o Isolamento”. Sugiro que assista. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=BaUvqF-1-3c

3.    O retorno a um mundo que não existe mais.  E aqui existe um grande perigo. Muitos de nós estão jogando todas as fichas que o mundo que estávamos acostumados irá voltar da mesma forma que era antes. Só que este mundo não existe mais. O mundo está mudando e seremos afetados em maior ou menor grau. Posso garantir que muitas coisas mudaram. A forma de comprar, vender, relacionar, trabalhar, se divertir e ter lazer será alterada. E como você vai encarar este novo cenário?

Puxa, Maria, o que você quer dizer com isto? 

 

Que precisamos ser protagonistas, donos dos nossos destinos. Sim, muito difícil. Porém possível.

Vou discorrer um pouco mais sobre isto…

 

Pare alguns minutos para planejar o seu dia e, na medida do possível, o que você quer levar para a sua vida desse momento de isolamento que estamos vivendo.  Você quer sair melhor, igual ou pior? Esta decisão afetará seu planejamento daqui por diante. Qual o foco da sua vida? É um copo meio cheio ou meio vazio? Tudo na vida tem pontos positivos e negativos. Tudo depende do modo com que você irá encarar o problema. Seguir as orientações que o Pedro falou no vídeo indicado acima, já é um grande começo.

Se prepare para o novo mundo que está surgindo. Será que o seu trabalho será o mesmo? Será que os seus clientes ainda comprarão seus produtos da forma como costumavam fazer? Ou vão se render às facilidades da compra on-line? É preciso se preparar para isto!

Como posso aprender algo que me será requerido nesse novo cenário? Aproveite a oportunidade para se capacitar. Uma opção é correr atrás dos diversos cursos on-line e selecionar os que você acredita que serão relevantes para o seu futuro.

Enfim, esse texto tem o intuito de te preparar para o novo cenário que esta sendo construído. Espero ter ajudado. Continue acompanhando nossos conteúdos!