As adversidades e novas percepções: como você está agindo diante do “novo”​ mundo.

As adversidades e novas percepções: como você está agindo diante do “novo”​ mundo.

As adversidades e novas percepções: como você está agindo diante do “novo”​ mundo. 1920 730 Cr Comunicação

Já se passaram três meses em isolamento social.

E qual é o balanço para você? Para mim está com um saldo positivo e vou te explicar por quê.

 

Primeiro aprendizado

Primeiro, quando tudo isto começou, eu tracei um paralelo do que iríamos enfrentar com um cenário de guerra. E busquei inspiração em livros que relatam este tipo de cenário e encontrei o que procurava no livro de Victor Frankl: Em Busca de Sentido. Entendi que a realidade é o que você interpreta dela. Então resolvi que esta seria a melhor guerra que eu iria enfrentar na vida. Faria dela um grande aprendizado e decidi olhar o cenário como um copo meio cheio, ao invés de me lamentar do que aconteceria de ruim, procurei uma oportunidade em cada dificuldade. Qual seria o aprendizado em cada momento?

Em um cenário que parecia caótico, pois o trabalho da minha empresa, a Autogestão, era em grande parte presencial, muitas oportunidades diferentes se abriram. Estava mapeado em nosso planejamento estratégico migrar ainda mais para o mundo digital. Este cenário apenas adiantou o que já tínhamos a intenção de fazer. Algum tempo atrás, a consciência de que de que deveríamos ampliar a nossa presença no mundo digital estava presente em nossas reflexões e conversas, mas entre tantas prioridades, esta foi deixada de lado. Hoje posso dizer que evoluímos muito neste sentido. Temos um grande caminho a trilhar, porém a evolução foi imensa em tão pouco tempo.

Segundo aprendizado

Segundo porque resgatei muitas coisas que estavam de lado, como o olhar para a minha essência e para o próximo. Entender melhor como posso usar meus talentos em prol dos outros. E foi o que fiz de imediato. Com a suspensão provisória de vários trabalhos, usei o tempo ocioso para ajudar pessoas que possuem pequenos negócios a também olhar para o copo meio cheio e pensar em novas possibilidades de trabalhar com as condições que temos no momento.

Terceiro aprendizado

Terceiro, o aprendizado. Como aprendi e evolui em tão pouco tempo. Aproveitei muitas oportunidades para fazer cursos gratuitos ou que foram disponibilizados a um custo muito menor. Estudei desde Coaching, Inteligência Emocional, Produtividade, Liderança, Felicidade até um hobbie que estava abandonado, que é o cultivo de orquídeas.

Quarto aprendizado

Quarto, a organização. Precisei melhorar muito a minha organização, afinal agora eu estava em casa com duas crianças que dependiam da minha orientação e direcionamento para que pudessem passar por esta crise da melhor forma possível. E foram vários os momentos de adaptação. Primeiro ficar em casa apenas, depois as aulas gravadas e agora as aulas ao vivo. Em cada situação, uma nova adaptação e mudança de planos. Com a equipe também, já nos comunicávamos de forma remota, porém intensificamos ainda mais a utilização de ferramentas disponíveis e automatizamos alguns processos.

Quinto Aprendizado

Quinto e talvez o mais importante: Que os planos são importantes, mas que a velocidade na qual conseguimos alterá-los devido às mudanças é ainda mais importante, pois esta velocidade só tende a crescer, e se não conseguir me adaptar, estarei fadada ao fracasso.

Enfim, quando tudo isto começou eu tinha algo em mente: A Guerra! E uma lição que as guerras me passam é que muita evolução acontece em pouco tempo, muitas mudanças e muita tristeza também. Estou vivenciando tudo isso e, as dores de uma guerra, mas o que quero levar para mim é que pude viver isto, sair mais forte e ainda pude ajudar algumas pessoas a saírem mais fortes também.

E você, o que está tirando de aprendizado deste momento?

Convido a escrever nos comentários as suas reflexões e aprendizados…