Você já se perguntou qual é a saída para superar esta crise?

Você já se perguntou qual é a saída para superar esta crise?

Você já se perguntou qual é a saída para superar esta crise? 820 312 Cr Comunicação

Muita gente apostou todas as fichas no ano de 2020, o fato é que ninguém poderia imaginar que logo no início do caminho um tal de COVID-19 faria parte do script. E foi inevitável, hoje o assunto é a pauta diária dos veículos de comunicação do mundo todo. É tema constante nas “rodas” de conversas digitais, nos grupos de família do WhatsApp. O que fazer para se prevenir? O que fazer quando nunca se pediu tanto isolamento social? Quais serão os efeitos na saúde das pessoas daqui pra frente? Os impactos econômicos e sociais no planeta todo? São tantos os questionamentos que nos cercam. E são tantas perguntas que ainda estão sem respostas.

Como superar isso tudo?

Como empreendedora tenho me perguntado todos os dias de que forma posso usar esse cenário caótico como uma oportunidade de negócio. Como ajudar outras pessoas e empresas a superarem esta crise que pegou o mundo todo de surpresa? E a palavra de ordem que vem à mente é PROTAGONISMO. A busca pela solução e não o foco no problema. A crise, a adversidade existe e é fato e não se pode negar. Mas, e as oportunidades? Onde elas estão?

Muito do que estudei sobre protagonismo reflete a busca das respostas e da construção de novos caminhos. Sobre isso, aqui vão algumas dicas:

– Saiba aonde você quer chegar. Você já se perguntou qual é o propósito da sua organização?

– Defina pequenos passos, mesmo neste momento de incertezas, que podem te levar aonde você sonha chegar. Hoje, há muitas escolas e entidades ofertando cursos online gratuitos em vários canais digitais. Vale a pena escolher os que mais se encaixam no seu modelo de negócio. É tempo de isolamento social, mas também é tempo de se capacitar e se preparar para o mercado.

– Estabeleça uma rotina. Mesmo trabalhando em home office é importante definir logo pela manhã quais serão suas atividades ao longo do dia. Inclua tempo para as atividades domésticas e o lazer.

– Evite as redes sociais e outros desperdiçadores de tempo e multiplicadores de desanimo e desgraça. Isto te manterá mais produtivo e menos negativo.

– Converse com algumas pessoas que possam lhe trazer ideias e positividade.

– Não se culpe, busque um momento de ócio criativo. Você sabia que algumas ideias necessitam de cabeça vazia para acontecerem?

– Proponha a você mesmo o desafio de fazer algo diferente. No meu caso estou me desafiando a fazer um pão de fermentação natural começando do zero.

– Já ouviu falar em Podcast? Material de áudio disponível nos canais de comunicação digital que você pode ouvir quando quiser. Selecione um tema que contribua com o seu negócio. O podcast Café Brasil é uma ótima dica para isso!

Pessoas com perfis protagonistas entendem que não tem domínio sobre determinados fatores externos, mas compreendem muito bem o seu papel na sociedade diante de uma dificuldade sem precedentes. São líderes, influentes, otimistas e sabem que podem fazer diferente. Essas pessoas costumam andar na contramão do caos. Afirmo sem hesitar que são essas as pessoas que irão atravessar esta fase turbulenta muito mais fortes, pois utilizam o momento de dor e sofrimento como uma lição a ser aprendida. A pergunta é: O que eu posso fazer de diferente? Qual é a nova demanda que este momento está gerando?

Uma coisa é certa: nossa realidade irá mudar diante dessas circunstâncias que vivemos hoje. As relações de emprego não serão as mesmas, a dinâmica de compra e venda será diferente, a forma de fazer negócios e de se relacionar será transformada. Quem não estiver pronto ou apto para as mudanças, certamente não sobreviverá ao novo mercado. Puro Darwinismo. Esteja pronto para sair da sua zona de conforto.

O que menos precisamos neste momento é nos lamentar. O que mais precisamos é de pessoas com pensamentos estratégicos e atitude. Vai dar tudo certo? Não sei, mas irei continuar tentando… até eu alcançar o meu propósito!